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Até onde vai a responsabilidade de um professor de teologia sobre seus alunos?

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Qual a responsabilidade de um professor de teologia sobre os erros de seus alunos? Descubra os limites bíblicos do ensino e da consciência cristã.

Até onde vai a responsabilidade de um professor de teologia sobre seus alunos?


Introdução

O ensino teológico é uma missão sagrada. O professor de teologia não forma apenas intelectos; ele forma consciências, molda vocações e impacta eternidades. 

A responsabilidade diante de Deus é grande, mas também precisa ser bem delimitada para não se tornar um peso injusto. 

Recentemente, um caso envolvendo o pastor e professor Elizeu Rodrigues gerou debates sobre até onde vai a responsabilidade de quem ensina teologia. 

A pergunta é pertinente, atual e exige uma resposta baseada nas Escrituras e no discernimento pastoral.

Neste artigo, refletiremos biblicamente, pastoralmente e teologicamente sobre os limites e alcances da responsabilidade de um professor de teologia diante das atitudes de seus alunos.


1. O dever sagrado do ensino

Ensinar a Palavra de Deus não é uma tarefa qualquer. Tiago adverte:

“Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, sabendo que seremos julgados com mais rigor.” (Tiago 3.1 - NAA)

Isso mostra que o ensino da Palavra tem peso eterno. O professor de teologia é, por assim dizer, um "mestre do Reino" (Mt 13.52), chamado a:

  • Explicar com fidelidade o texto sagrado (2Tm 2.15)

  • Ensinar a sã doutrina (Tt 2.1)

  • Formar servos aptos para toda boa obra (2Tm 3.16-17)

Esse ensino deve ser acompanhado por uma vida coerente, como Paulo recomendava a Tito:

"Seja um exemplo para os fiéis no modo de viver, na integridade, na reverência, na linguagem sadia..." (Tito 2.7-8)

Portanto, o professor é responsável por:

  • Ensinar corretamente

  • Viver de forma coerente com o ensino

  • Corrigir erros com firmeza e amor (2Tm 4.2)

Mas é também importante entender: a responsabilidade do professor é formar, não controlar.


2. O limite da responsabilidade: a liberdade do aluno

Nem Jesus foi seguido fielmente por todos os que ensinou. Tendo vivido e ensinado com perfeição, ainda assim foi traído por Judas, negado por Pedro e abandonado pela maioria na hora da cruz.

Isso nos ensina que o discípulo tem liberdade. O professor pode influenciar, mas não pode decidir por ele. 

Cada crente é responsável diante de Deus pelas suas próprias escolhas.

“Cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.” (Romanos 14.12)

Quando um aluno é ensinado na verdade, mas escolhe se desviar dela, ele está rejeitando não o professor, mas o Senhor que o chamou.

Paulo enfrentou isso em seu ministério:

“Demas me abandonou, tendo amado o presente século.” (2Tm 4.10)

Demas era companheiro de Paulo. Andou com ele, ouviu suas pregações, viu milagres. Mas decidiu amar o mundo.

A responsabilidade foi de Paulo? Claro que não. Cada um é dono de suas escolhas.


3. O professor deve corrigir, mas não se responsabilizar pelo pecado alheio

Quando um aluno ensinado por um professor público comete erros, o que o professor deve fazer?

Corrigir. Alertar. Admoestar.

Mas ele não deve se sentir culpado se o aluno persiste no erro, mesmo após advertências.

Foi isso que o Pr. Elizeu Rodrigues fez ao escrever:

"Não sou pastor do Miguel. Não sou pai do Miguel. Sou professor de teologia. Ensino o que sei, o que prego e o que vivo. Mostro a ele seus erros e o corrijo à luz da Palavra."

Ou seja: ele cumpre o papel de mestre. Ensina, exorta, orienta. Mas quem decide é o aluno.


4. Uma analogia pastoral: o médico e o paciente

Imagine um médico que ensina ao paciente sobre a gravidade do tabagismo. Ele mostra exames, apresenta estudos, recomenda tratamento. 

Mas o paciente, mesmo com todas as informações, continua fumando.

Será culpa do médico se ele adoecer?

Assim é com o professor de teologia. Ele pode e deve ensinar com zelo, mas não pode viver a vida do aluno por ele. O aluno também tem responsabilidade pessoal, moral e espiritual.


5. Quando o professor se omite, sim, ele peca

Por outro lado, se um professor vê um erro grave, um ensino distorcido, um comportamento que escandaliza, e se cala por medo, omissão ou conveniência, ele se torna cómplice.

“Se você não os advertir... eu cobraria o sangue deles de suas mãos” (Ez 33.6)

A responsabilidade do professor é advertir com amor e firmeza.

Não é se justificar, mas se posicionar com clareza.

Elizeu fez isso com sabedoria. Ao declarar que ensinou, advertiu e corrigiu seu aluno, ele se posicionou publicamente e protegeu seu ministério.


6. Exemplos bíblicos: quando o discipulado não funcionou como esperado

a) Judas Iscariotes

Judas foi discipulado por Jesus. Ouviu o Sermão do Monte, viu os milagres, participou da Ceia. 

Mesmo assim, traiu o Mestre por 30 moedas de prata. Não por falta de ensino, mas por corrupção interior.

b) Os filhos de Eli

Eli era sacerdote, mas seus filhos eram impuros e irreverentes. Ele foi responsabilizado porque sabia dos pecados deles e não os repreendeu com rigor (1Sm 3.13). 

O problema aqui não foi o erro dos filhos, mas a omissão do pai-professor.

c) Paulo e Alexandre, o latoeiro

Paulo cita Alexandre como opositor do Evangelho (2Tm 4.14). Ele era provavelmente alguém próximo, talvez até membro de igrejas plantadas por Paulo. 

Mas a responsabilidade do apóstolo era proclamar e corrigir. Alexandre responderia por suas escolhas.


7. Quando o erro do aluno pode afetar o ministério do professor?

A responsabilidade do professor é pessoal. Mas, em alguns casos, se houver conivência, apatia ou silêncio, o nome do professor pode ser associado ao erro.

Por isso, é importante:

  • Deixar claro o distanciamento do erro

  • Reafirmar os princípios ensinados

  • Advertir com amor, mas com firmeza

  • Orar pela restauração do aluno


8. Conclusão: ensinar, corrigir, confiar

O professor de teologia não pode assumir a responsabilidade pelas escolhas alheias. Sua missão é:

  • Ensinar a Palavra com fidelidade

  • Corrigir o erro com humildade e coragem

  • Testemunhar com integridade

  • Confiar que o Espírito Santo há de completar a obra

Como disse Paulo:

“Eu plantei, Apolo regou, mas o crescimento veio de Deus.” (1Co 3.6)

Se o professor plantou bem, e corrigiu quando foi necessário, não pode ser responsabilizado pela desobediência do coração alheio.

A responsabilidade de quem ensina termina onde começa a consciência de quem aprende.


Referências Bibliográficas:

  • Bíblia Sagrada, Versão Nova Almeida Atualizada (SBB)

  • CULLMANN, Oscar. Pedro, Discípulo, Apóstolo, Mártir. ASTE, 1964.

  • DUNN, James D.G. Unidade e Diversidade no Novo Testamento. Academia Cristã, 2009.

  • HASSEL, Gerhard F. Teologia do Antigo Testamento. Ed. Vida Nova, 1991.

  • VOS, Geerhardus. Teologia Bíblica do Antigo e Novo Testamento. Cultura Cristã, 2010.


Chamada final

Ensine com zelo. Viva com temor. Corrija com coragem. E descanse: O fruto pertence ao Senhor.

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