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Simul Justus et Peccator: Uma Outra Perspectiva

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Explore a visão pentecostal sobre 'simul justus et peccator', destacando justificação e santificação sob a luz do Espírito Santo."

Simul Justus et Peccator: Uma  Outra Perspectiva

Índice do conteúdo

  • Introdução
  • Fundamentos da Teologia Pentecostal
  • Justificação na Perspectiva Pentecostal
  • Santificação e a Segunda Obra da Graça
  • Comparação com "Simul Justus et Peccator"
  • A Experiência do Espírito Santo
  • Desafios e Críticas
  • Conclusão
Introdução

O conceito teológico "simul justus et peccator", cunhado por Martinho Lutero, significa "ao mesmo tempo justo e pecador". 

Esta doutrina reflete a ideia de que, pela fé em Jesus Cristo, os crentes são simultaneamente justificados diante de Deus e continuam a lutar contra o pecado. 

A visão pentecostal, entretanto, apresenta uma abordagem distinta sobre a justificação e a santificação, enfatizando uma experiência contínua e transformadora com o Espírito Santo. 

Este artigo busca explorar e analisar o conceito de "simul justus et peccator" a partir da perspectiva pentecostal, destacando as diferenças e convergências com a teologia luterana.

Fundamentos da Teologia Pentecostal

A teologia pentecostal tem suas raízes no movimento de santidade do século XIX e no avivamento da Rua Azusa no início do século XX. 

Caracteriza-se por uma ênfase significativa na experiência pessoal com Deus, especialmente através do batismo no Espírito Santo, que é frequentemente evidenciado pelo falar em línguas (glossolalia). 

Além disso, o pentecostalismo destaca a importância dos dons espirituais, da santificação pessoal e da evangelização fervorosa.

Justificação na Perspectiva Pentecostal

No pentecostalismo, a justificação é entendida como um ato inicial de graça, onde o crente, pela fé em Jesus Cristo, é declarado justo diante de Deus. 

Essa experiência de salvação é frequentemente marcada por uma conversão intensa e pessoal, onde o indivíduo se arrepende de seus pecados e aceita Jesus como Senhor e Salvador. 

Esta conversão é vista como o início de uma nova vida em Cristo, onde o crente é reconciliado com Deus e libertado da condenação do pecado.

Embora reconheça a permanência da natureza pecaminosa, a teologia pentecostal enfatiza que a justificação é um ponto de partida para uma vida de santificação contínua. 

A justificação não é apenas um status legal, mas uma transformação inicial que coloca o crente em um caminho de crescimento espiritual.

Santificação e a Segunda Obra da Graça

Um aspecto distintivo da teologia pentecostal é a crença na santificação como uma segunda obra da graça. 

Após a justificação, o crente é chamado a buscar a santificação, uma experiência subsequente onde o Espírito Santo purifica e capacita o indivíduo a viver uma vida santa. 

Esta santificação pode ser entendida de duas maneiras: como uma crise e como um processo.

  1. Santificação como Crise: Muitos pentecostais acreditam que a santificação pode ocorrer como uma experiência específica e definidora, onde o crente é cheio do Espírito Santo e recebe poder para vencer o pecado e viver uma vida de pureza e dedicação a Deus. Esta experiência é frequentemente acompanhada por manifestações espirituais, como o falar em línguas, profecias ou outras evidências dos dons do Espírito.
  2. Santificação como Processo: Além da experiência de crise, a santificação é vista como um processo contínuo de crescimento e maturidade espiritual. O crente é chamado a crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, tornando-se cada vez mais conformado à Sua imagem. Este processo envolve uma vida de oração, leitura da Bíblia, participação na comunidade de fé e obediência ao Espírito Santo.

Comparação com "Simul Justus et Peccator"

A frase "simul justus et peccator" destaca a dualidade contínua do crente como justo e pecador. 

Na visão luterana, essa tensão permanece ao longo da vida cristã, com o crente sendo constantemente lembrado de sua dependência da graça de Deus. 

Em contraste, a perspectiva pentecostal coloca um forte ênfase na transformação e na vitória sobre o pecado através do poder do Espírito Santo.

  1. Justificação e Natureza Pecaminosa: Enquanto a teologia luterana vê a justificação como um estado permanente onde o crente é simultaneamente justo e pecador, o pentecostalismo enfatiza a vitória progressiva sobre o pecado. Embora reconheça a natureza pecaminosa residual, o pentecostalismo acredita na capacidade do Espírito Santo de transformar radicalmente a vida do crente, levando-o a uma santidade prática.
  2. Santificação como Transformação: A doutrina da santificação pentecostal oferece uma visão mais otimista sobre a possibilidade de viver uma vida santa e vitoriosa. A santificação é vista não apenas como uma expectativa, mas como uma realidade alcançável através da obra contínua do Espírito Santo. Esta crença é sustentada por inúmeras narrativas de transformação pessoal e comunitária dentro do movimento pentecostal.

A Experiência do Espírito Santo

Uma característica marcante do pentecostalismo é a ênfase na experiência contínua e dinâmica com o Espírito Santo. 

Esta experiência é central para a compreensão pentecostal da vida cristã e inclui:

  1. Batismo no Espírito Santo: O batismo no Espírito Santo é considerado uma experiência distinta e subsequente à conversão. Esta experiência é frequentemente acompanhada pelo falar em línguas, que é visto como o sinal inicial do batismo no Espírito. Além disso, o batismo no Espírito Santo capacita o crente para o serviço e testemunho eficaz.
  2. Dons Espirituais: Os pentecostais acreditam que os dons do Espírito, como profecia, cura, e milagres, estão disponíveis para os crentes hoje e devem ser ativamente buscados e praticados. Estes dons são vistos como ferramentas para a edificação da igreja e para a evangelização do mundo.
  3. Vida de Oração e Adoração: A vida espiritual pentecostal é caracterizada por uma intensa prática de oração e adoração. As reuniões de culto pentecostais frequentemente incluem momentos prolongados de oração, louvor espontâneo e manifestações dos dons espirituais. Esta ênfase na experiência do Espírito Santo alimenta a vida de santificação e compromisso com Deus.

Desafios e Críticas

A ênfase pentecostal na experiência e na santificação como uma segunda obra da graça não está isenta de críticas e desafios. Alguns pontos de tensão incluem:

  1. Risco de Triunfalismo: A forte ênfase na vitória sobre o pecado pode levar ao triunfalismo, onde as lutas contínuas do crente com o pecado são minimizadas ou negadas. Isso pode resultar em uma espiritualidade superficial que não reconhece a profundidade da luta contra o pecado e a necessidade contínua da graça de Deus.
  2. Diferenciação entre Crentes: A crença em uma experiência distinta de santificação pode criar uma divisão entre aqueles que tiveram essa experiência e aqueles que não a tiveram, levando a uma possível elitização espiritual dentro da comunidade de fé.
  3. Subjetividade da Experiência: A ênfase na experiência subjetiva pode levar à dependência excessiva de emoções e manifestações visíveis, em detrimento de uma fé ancorada na Palavra de Deus e na doutrina sólida. Isso pode resultar em incertezas sobre a autenticidade da experiência espiritual e em instabilidade na vida cristã.

Conclusão

A teologia pentecostal oferece uma perspectiva rica e dinâmica sobre a vida cristã, destacando a transformação e a capacitação pelo Espírito Santo. 

Embora compartilhe com a teologia luterana a crença na justificação pela fé, o pentecostalismo difere em sua ênfase na santificação como uma experiência subsequente e contínua de vitória sobre o pecado. 

A doutrina de "simul justus et peccator" é reinterpretada sob a lente pentecostal como um chamado para a santidade progressiva e uma vida de poder espiritual.

Enquanto o luteranismo lembra os crentes de sua dependência constante da graça de Deus, o pentecostalismo encoraja uma busca ativa pela transformação e capacitação pelo Espírito Santo. 

Ambas as perspectivas oferecem valiosas contribuições para a compreensão da vida cristã, e um diálogo entre as duas pode enriquecer a fé e a prática dos crentes em todas as tradições.

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Bibliografia

  • CAMPOS, Leonildo Silveira. **Pentecostalismo e crescimento das igrejas evangélicas no Brasil**. São Paulo: Paulinas, 1995.
  • FRANKLIN, Walter. **Teologia Pentecostal: Uma Introdução**. São Paulo: Editora Vida, 2011.
  • HORTON, Stanley M. **Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal**. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.
  • LUTERO, Martinho. **Obras Selecionadas: Escritos sobre Justificação e Fé**. São Leopoldo: Sinodal, 1983.
  • MACARTHUR, John. **O Evangelho Segundo os Apóstolos**. São Paulo: Cultura Cristã, 1994.
  • MURRAY, Iain H. **Pentecost Today?: The Biblical Basis for Understanding Revival**. Edinburgh: The Banner of Truth Trust

COMENTÁRIOS

COMENTARISTAS: 2
  1. Gostei do post pastor. Estampa top demais viu! Em breve comprarei.

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    1. Obrigado Edigley! Deus abençoe sua vida!
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