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EP3. "A Promessa do Novo Céu e Nova Terra: Um Futuro Glorioso"

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Explore a descrição bíblica do Novo Céu e Nova Terra, as diferenças com a criação atual e a vida eterna em comunhão com Deus.

Introdução

Este artigo é o terceiro de uma série sobre os sinais da Segunda Vinda de Cristo. 

Após discutirmos os eventos que antecedem esse grandioso acontecimento, voltamos nossa atenção para a promessa gloriosa que se seguirá: o Novo Céu e a Nova Terra. 

A Bíblia nos dá uma visão detalhada dessa nova criação, uma esperança que fortalece e renova a fé dos cristãos. 

Exploraremos as descrições bíblicas, as diferenças entre a criação atual e a futura, e o que significa viver eternamente em comunhão com Deus.

Exploração das Escrituras

As passagens de Apocalipse 21-22 são fundamentais para a compreensão do Novo Céu e Nova Terra. 

Nesses capítulos, o apóstolo João relata a visão que recebeu enquanto estava exilado na ilha de Patmos.

Apocalipse 21:1-4 (NAA): "Então vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então ouvi uma voz forte, vinda do trono, dizendo: 'Eis o tabernáculo de Deus com os seres humanos. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. Ele enxugará dos olhos deles toda lágrima. Não haverá mais morte, nem luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.'"

Apocalipse 22:1-5 (NAA): "Então o anjo me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da rua principal da cidade, de um lado e do outro do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a cura dos povos. Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o adorarão, contemplarão a sua face, e na testa terão o nome dele. Então, já não haverá noite, e não precisarão de luz de lamparina, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos."

Descrição da Nova Jerusalém e a Nova Criação de Deus

A Nova Jerusalém é descrita como uma cidade santa, adornada como uma noiva para seu esposo. 

Esta cidade desce do céu, preparada por Deus, representando a união perfeita entre Deus e Seu povo.

A presença de Deus será plena e contínua, habitando entre os seres humanos. 

A cidade será iluminada pela glória de Deus, eliminando a necessidade de qualquer outra fonte de luz.

N.T. Wright, em Surprised by Hope, explica que a visão do Novo Céu e Nova Terra é a culminação do plano redentor de Deus, onde o céu e a terra se unem de maneira plena e definitiva. 

Ele destaca que essa união é a realização final do Reino de Deus.

John Piper, em God is the Gospel, enfatiza que a maior alegria do Novo Céu e Nova Terra é a presença de Deus entre Seu povo. 

Ele ressalta que a glória de Deus será o foco central dessa nova criação, onde os redimidos desfrutarão de uma comunhão plena e eterna com o Criador.

Diferenças entre a Criação Atual e a Nova Criação

Comparação

A criação atual, segundo as Escrituras, é marcada pela presença de dor, sofrimento e morte, consequências diretas do pecado original (Gênesis 3:17-19). 

A natureza sofre os efeitos da queda humana, vivendo em um estado de corrupção e gemendo por sua redenção (Romanos 8:20-22).

Criação Atual

A criação atual está sob a maldição do pecado. 

A dor, o sofrimento e a morte são partes integrantes da experiência humana. 

A natureza também está em sofrimento, aguardando ansiosamente a redenção que virá com a revelação dos filhos de Deus.

Nova Criação

Na nova criação, não haverá mais dor, sofrimento ou morte. 

Deus promete enxugar toda lágrima, e as coisas antigas passarão (Apocalipse 21:4). 

Será um tempo de cura e renovação, onde a justiça e a paz reinarão eternamente.

Anthony A. Hoekema, em The Bible and the Future, destaca que a nova criação será uma restauração completa, onde a justiça habitará. 

Ele sublinha que a nova terra será um lugar de perfeição moral, livre de pecado e morte.

Jürgen Moltmann, em The Coming of God, vê a nova criação como a realização das promessas de Deus. 

Ele afirma que a nova criação será o futuro de Deus para o cosmos, onde a história encontrará seu verdadeiro propósito e a criação será libertada de sua escravidão.

Ausência de Dor, Sofrimento e Morte

Deus enxugará toda lágrima, e não haverá mais morte, luto, pranto ou dor (Apocalipse 21:4). 

Esta promessa assegura que todas as formas de sofrimento que caracterizam a vida presente serão removidas. 

A nova criação será um lugar de cura e vida eterna, onde o mal não terá mais lugar (Apocalipse 22:1-5).

Vida Eterna em Comunhão com Deus

Comunhão Eterna

Viver eternamente na presença de Deus é a promessa culminante do Novo Céu e Nova Terra. 

Os servos de Deus o adorarão continuamente e contemplarão a sua face (Apocalipse 22:3-4). 

Deus será a luz que brilhará sobre eles, eliminando a necessidade de qualquer outra fonte de luz (Apocalipse 22:5).

Viver Eternamente na Presença de Deus

A vida eterna será marcada pela comunhão direta e contínua com Deus. 

Não haverá mais separação entre Deus e os seres humanos. 

A presença de Deus será a fonte de toda alegria, paz e realização.

Jonathan Edwards, em seus sermões e escritos, frequentemente falava da alegria eterna na presença de Deus. 

Ele via a comunhão eterna com Deus como a essência da vida eterna, onde os redimidos experimentarão uma felicidade incomparável.

R.C. Sproul, em The Holiness of God, destaca a santidade e a glória de Deus que serão plenamente reveladas na nova criação. 

Ele enfatiza que a vida eterna será marcada pela adoração e pela presença contínua de Deus, um tempo de perfeita comunhão e reverência.

Esperança e Aplicação

A promessa do novo céu e nova terra molda nossa vida diária de várias maneiras. 

Ela nos dá esperança e força para perseverar em meio às dificuldades (2 Pedro 3:13). 

Saber que Deus fará novas todas as coisas nos incentiva a viver de maneira santa e piedosa, aguardando a sua vinda (2 Pedro 3:11-12).

Como a Promessa Molda Nossa Vida Diária

A promessa do novo céu e nova terra nos lembra que, apesar das dificuldades e sofrimentos presentes, Deus está preparando um futuro glorioso onde habitará com seu povo em perfeita comunhão. 

Esta esperança nos ajuda a enfrentar as provações com uma perspectiva eterna e nos motiva a compartilhar o evangelho, para que outros também possam ter parte nessa promessa.

Fortalecimento da Esperança

A esperança da vida eterna em comunhão com Deus nos fortalece, dando-nos uma perspectiva que transcende os desafios temporários da vida presente. 

Ela nos inspira a viver de acordo com a vontade de Deus, aguardando com expectativa o cumprimento de Suas promessas. 

Esta esperança é uma âncora para a nossa alma, firme e segura (Hebreus 6:19).

Conclusão

A visão bíblica do Novo Céu e Nova Terra nos oferece um vislumbre do futuro glorioso que Deus preparou para aqueles que O amam. 

As descrições em Apocalipse 21-22 revelam uma realidade onde Deus habita com Seu povo, eliminando todas as formas de dor, sofrimento e morte. 

A promessa de uma nova criação não apenas nos consola sobre o futuro, mas também molda nossa vida presente, incentivando-nos a viver em santidade e esperança.

Os teólogos N.T. Wright, John Piper, Anthony A. Hoekema, Jürgen Moltmann, Jonathan Edwards e R.C. Sproul fornecem uma base sólida para compreendermos a profundidade dessa promessa. 

Suas reflexões enriquecem nossa compreensão e nos motivam a viver com uma perspectiva eterna, aguardando com alegria o dia em que Deus fará novas todas as coisas.

Bibliografia Utilizada

  • Wright, N.T. Surprised by Hope: Rethinking Heaven, the Resurrection, and the Mission of the Church. HarperOne, 2008.
  • Piper, John. God is the Gospel: Meditations on God's Love as the Gift of Himself. Crossway, 2005.
  • Hoekema, Anthony A. The Bible and the Future. Eerdmans, 1979.
  • Moltmann, Jürgen. The Coming of God: Christian Eschatology. Fortress Press, 1996.
  • Edwards, Jonathan. The Works of Jonathan Edwards. Banner of Truth Trust, 1974.
  • Sproul, R.C. The Holiness of God. Tyndale House, 1985.

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